Embrapa Monitoramento por Satélite


MATERIAL



7.4 BASE DE DADOS NUMÉRICOS

A base de dados numéricos estruturada, foi originada de informações publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1996; 1999), disponibilizadas na Internet pelo acesso ao Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, mais especificamente do censo agropecuário de 1996 e dos dados sobre a Produção Agrícola Municipal – PAM, dos anos de 1995 a 2003/2004.

O acesso pela Internet foi feito através do link

<http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/agric/default.asp?z=t&o=10&i=P>

Paralelamente, foram utilizados dados numéricos obtidos nos Anuários Estatísticos do Estado do Mato Grosso (SEPLAN-MT, 2000; SEPLAN-MT, 2002). Embora grande parte dos dados, publicados nos anuários estatísticos do Estado, sejam compilados da base de dados do IBGE, algumas séries ali contidas são específicas para o Estado e possuem uma freqüência maior de levantamentos, como é o caso das séries produzidas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEMA-MT, sobre área desmatada; base municipal dos valores totais realizados pelo Fundo do Cento Oeste – FCO, oriundos do Banco do Brasil, Superintendência do Mato Grosso; arrecadação do INSS, proveniente do Instituto de Previdência Social do Mato Grosso etc.

Os dados de queimadas, provenientes da análise e classificação dos dados do NOAA/AVHRR, foram produzidos pelo INPE e colocados à disposição sob a forma de listagens diárias das coordenadas correspondentes aos pixels que apresentaram temperatura indicativa da incidência de queimadas. Esses dados foram formatados em pacotes específicos, referentes aos anos de 1995 a 2004, através da interface desenvolvida pelo INPE, disponível no link <http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/>.


back previous next