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ANÁLISE ESPACIAL DOS DADOS



8.11.2 Incidência de queimadas e a rede viária pavimentada.

O terceiro tema abordado na análise espacial sobre a freqüência de ocorrência de queimadas foi o Mapa da Rede Viária. Com o objetivo de verificar estatisticamente a influência das facilidades de acesso físico à propriedade sobre a dinâmica e incidência de queimadas, essa abordagem envolveu apenas os principais eixos viários asfaltados do Estado do Mato Grosso (Figura 17).



Figura 17: Mapa da rede viária pavimentada.


A partir dos vetores rodoviários asfaltados, selecionados do Mapa da Rede Viária publicado pela SEPLAN-MT, foram gerados "buffers", polígonos descritos ao redor do delineamento vetorial, cuja máxima distância entre seu eixo principal e as bordas dos polígonos é conhecida e controlada.

Os polígonos foram criados com auxílio de um algoritmo disponível no aplicativo ArcToolbox, que processa análises de proximidade e permite a geração dos "buffers". Foram delineados polígonos com faixas de distâncias variando de 0 a10, 10 a 20, 20 a 30, 30 a 40 e 40 a 50 km das estradas (Figura 18, Figura 19 e Figura 20).

A análise da composição e distribuição de freqüências para uma série temporal de queimadas, em relação a cada uma das faixas criadas, foi desenvolvida com o propósito de explicar a influência da componente temporal sobre a atividade das queimadas e sua dinâmica espacial.



Figura 18: Mapa de distância das estradas asfaltadas com as queimadas de 1995.



Figura 19: Mapa de distância das estradas asfaltadas com as queimadas de 1999.



Figura 20: Mapa de distância das estradas asfaltadas com as queimadas de 2003.



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