Embrapa Monitoramento por Satélite


ANÁLISE ESPACIAL DOS DADOS



8.11.1 Incidência de queimadas e a aptidão agrícola das terras.

O mapeamento da aptidão agrícola das terras do Estado do Mato Grosso derivou principalmente de um trabalho inédito, sistemático e detalhado dos solos e, portanto, tem como base informações atualizadas sobre a realidade do território matogrossense. Em razão disso, o mapa de Aptidão Agrícola das Terras considerou, sobretudo, a distribuição espacial dos solos do Estado do Mato Grosso e algumas variáveis ambientais secundárias envolvidas, tais como relevo e clima.

Observando-se o mapa pedológico do Estado, publicado pela SEPLAN-MT (Figura 5), percebe-se claramente a destacada importância assumida pelos diferentes tipos de solo, na definição e delineamento dos polígonos do mapa de Aptidão Agrícola das Terras (Figura 7). A caracterização dos diferentes tipos de solos presentes no Estado do Mato Grosso, compilada do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico e apresentada neste trabalho no item 7.1.5, explica os principais fatores, limitantes ou potencializadores, responsáveis pela formatação dos agrupamento dos solos em função da aptidão agrícola dos mesmos.

Em razão dessas considerações, a análise espacial desenvolvida para verificar a possível influência dos potenciais relacionados aos usos futuros das terras, na escolha e definição das áreas incorporadas aos processos de queimadas e desmatamento, utilizou como referência apenas o mapa de Aptidão Agrícola das Terras, principalmente, por se tratar de uma variável composta, delineada por fatores objetivos e potencialmente influenciadores dos processos decisórios de ocupação.

Ao mapa de Aptidão Agrícola das Terras, foram sobrepostos os pontos de queimadas dos anos de 1995, 1999 e 2003 (Figura 14, Figura 15 e Figura 16) e foi desenvolvida a mesma análise estatística com o teste do X2 de aderência, considerando-se a freqüência de ocorrência de queimadas nas diferentes classes temáticas apresentadas.

Possuindo originalmente um total de 34 classes temáticas, o mapa de Aptidão Agrícola das terras foi simplificado e reclassificado para um total de quatro classes (k=3), considerando-se apenas o primeiro nível hierárquico da classificação original (boa, regular, restrita e inapta).



Figura 14: Mapa de Aptidão Agrícola das Terras com as queimadas de 1995.



Figura 15: Mapa de Aptidão Agrícola das Terras com as queimaas de 1999.



Figura 16: Mapa de Aptidão Agrícola das Terras com as queimadas de 2003.



back previous next