Embrapa Monitoramento por Satélite


MÉTODOS



8.12 ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS

A análise estatística desenvolvida no contexto desse trabalho foi baseada em um protocolo de procedimentos, definidos para a formatação de agrupamentos de municípios com características similares, denominada "análise de cluster" ou "análise de agrupamentos". Apesar de consideradas mais primitivas que as técnicas de classificação de variáveis, pelo fato de não possibilitarem o controle do usuário sobre o número e a estrutura dos agrupamentos, essas técnicas são muito eficientes para a compreensão da complexidade das relações multivariadas (Johnsos e Wichern, 1992, p. 573).

Agrupar objetos ou elementos consiste em reconhecer neles um certo grau de similaridade, suficiente para reuní-los num mesmo conjunto (Valentin, 2000 , p.53). A análise estatística de agrupamentos, tarefa aparentemente simples de ser executada, dado o atual potencial das ferramentas e programas disponíveis, deve ser desenvolvida com extrema cautela e avaliação. Seguramente, a fase de maior importância, em todo o processo de formatação de agrupamentos através da análise de múltiplas variáveis, é a escolha das variáveis independentes (Magnusson e Mourão, 2003, p. 115).

O julgamento, avaliação e seleção do conjunto de variáveis, a serem processadas, devem identificar e discriminar suas associações e redundâncias. Essa discriminação é importante, pois o envolvimento de grupos de variáveis redundantes pode caracterizar e definir um "viés" na formação dos agrupamentos. Por outro lado, a valorização e inclusão de variáveis com alta correlação, dotadas de informações não redundantes, são extremamente importantes. Afinal, nesse tipo de análise, buscam-se associações que se repetem entre variáveis (Magnusson e Mourão, 2003, p. 115).

Adotando as etapas descritas por Valentin, (2000, p. 53), para o desenvolvimento de uma análise multivariada, esse trabalho cumpriu o seguinte protocolo:


back previous next