Embrapa Monitoramento por Satélite


MÉTODOS



8.8 VERIFICAÇÃO DA PRECISÃO ESPACIAL DOS DADOS DE QUEIMADAS

A primeira manipulação efetuada no SIG teve como objetivo verificar e dimensionar a precisão espacial dos pontos de queimadas. A partir dos dados diários da série histórica, foram consolidados arquivos contendo informações de sub-séries quinzenais. Foram, portanto, estabelecidos para cada mês dos anos de 1995 a 2003, dois arquivos, um referente à primeira quinzena e outro referente à segunda quinzena.

Para a verificação da precisão espacial dos dados de queimadas, foram utilizados dois mosaicos de imagens Landsat do Estado do Mato Grosso, com datas diferentes, para que as queimadas identificadas e publicadas pelo INPE pudessem ser confirmadas nos mosaicos das imagens Landsat.

Nesse processo, as datas de aquisição de cada uma das imagens Landsat foram observadas e os respectivos arquivos quinzenais de queimadas foram selecionados, para que pudessem ser feitas a sobreposição e confirmação da ocorrência e localização das queimadas. O procedimento de seleção dos dados de queimadas seguiu o seguinte protocolo: a partir da data de aquisição da imagem Landsat, foram selecionados os dois arquivos quinzenais de dados de queimadas (aproximadamente 30 dias), que cobriam o período imediatamente anterior à data de aquisição. Dessa forma, garantiu-se que o tempo máximo, transcorrido entre a ocorrência de uma queimada e a imagem que serviu para sua validação, fosse de 45 dias.

Essa estratégia de seleção da imagem Landsat e, posteriormente, de consolidação do período de duas quinzenas de pontos de queimadas, procurou ponderar os ganhos no volume de dados de queimadas, necessários para a análise estatística, com os riscos da perda das evidências da ocorrência de queimadas.

Agregar um maior volume de dados de queimadas, incorporando um período superior a 45 dias da passagem do satélite Landsat, poderia prejudicar a validação desenvolvida, em função da relação direta existente entre o tempo transcorrido e a redução da percepção dos indícios de queimadas.

Para o cálculo do tamanho da amostra, inerente à verificação da precisão espacial dos dados de queimadas, considerou-se, inicialmente, um nível de confiança de 95% e um intervalo de confiança de 5%. Todos os pontos de queimadas, correspondentes a cada um dos mosaicos, foram incorporados em uma planilha e, em função da quantidade de pontos exigida para a execução da validação, segundo os níveis de precisão estabelecidos, foi feita uma amostragem sistemática sobre a listagem total dos pontos, para a obtenção daqueles que seriam verificados.

Do total de 2889 pontos de queimadas, correspondentes às imagens selecionadas a partir do mosaico de 1999, foi dimensionada uma amostra de 339 pontos para a obtenção dos níveis de precisão desejados. Para o mosaico de 2000 e 2001, considerando o universo amostral de 716 pontos de queimadas, foi dimensionada uma amostra de 250 pontos.

Ao selecionar um ponto de queimada na tabela, ele foi sobreposto ao mosaico Landsat do Estado do Mato Grosso e visualizado na escala 1:100.000. Como a Imagem NOAA/AVHRR possui uma resolução de 1,1km por 1,1km, foram definidos três tamanhos de círculos (1,5km, 3km e 6km de raio), cujo centro foi definido pela coordenada do ponto da queimada detectada (Figura 12).


Figura 12: Círculos definidos para verificação da precisão dos pontos de queimadas.


Face à indefinição da posição da coordenada fornecida, em relação ao pixel da imagem do satélite NOAA/AVHRR, a definição do menor raio igual a 1,5km, foi considerada uma superfície, capaz de conter a área do pixel, independentemente da posição da coordenada ser central ou um dos quatro cantos do pixel (Figura 13).


Figura 13: Esquema das possibilidades de localização da área aproximada do pixel, no círculo de 1,5km de raio.


Dessa forma, para cada ponto de queimada selecionado, foi verificada a presença de alguma evidência da sua ocorrência, através da análise e interpretação da imagem Landsat correspondente. A avaliação da precisão foi efetuada considerando-se as freqüências de ocorrência de cada uma das três classes de distância, medida entre o ponto fornecido e a localização efetiva da evidência da queimada.


back previous next