Embrapa Monitoramento por Satélite


MÉTODOS



8.11 ANÁLISE ESPACIAL DOS DADOS

Os processamentos de dados, envolvidos na análise espacial, tiveram como principal objetivo detectar se as freqüências de incidência das queimadas ocorriam seguindo um padrão compatível com as premissas da aleatoriedade, ou se existia alguma tendência na distribuição espacial desse fenômeno, em relação ás variáveis selecionadas.

No caso da ocorrência aleatória das queimadas, em relação aos temas selecionados, a freqüência esperada de queimadas, calculada com base na proporcionalidade de áreas de cada classe temática para os temas analisados, deveria ser estatisticamente igual às freqüências de incidência de queimadas observadas.

A análise sobre a aleatoriedade foi desenvolvida usando-se o teste qui-quadrado de aderência (X2) que serve para avaliar afirmações feitas sobre os padrões de distribuição de valores numa população (Stevenson, 1981, p. 294).

Nesse caso, o teste X2 de aderência busca verificar se a distribuição de valores das freqüências de ocorrência de queimadas, nas diferentes classes temáticas, se comporta de forma aleatória ou não. Para obter um valor da tabela qui-quadrado para fins de comparação, deve-se primeiro determinar os graus de liberdade. O número de graus de liberdade para um teste de aderência é igual ao número "k" de categorias menos o número de vínculos nos dados amostrais. Nesse caso, houve sempre um único vínculo: a soma das freqüências esperadas deve ser sempre igual ao seu total (Stevenson, 1981, p. 296).

A estatística teste X2 é calculada aplicando-se a fórmula:

onde: O = freqüência observada para cada categoria;

Para essa análise, foram selecionados as cartas temáticas publicadas pelo ZSEE-SEPLAN-MT, correspondentes aos temas "Aptidão Agrícola das Terras", "Rede Viária", "Àreas de Uso Restrito" que reuniu, em um único plano, os mapas das áreas indígenas e das unidades de conservação e "Vegetação e Uso das Terras-1999".

As freqüências de incidência de queimadas foram contabilizadas em cada carta temática e o resultado final da somatória dos valores de X2,obtidos para cada classe temática, foram comparados com uma tabela de distribuições qui-quadrado (Stevenson, 1981, p.463), para verificação da hipótese da aleatoriedade da sua distribuição.


back previous next