ANÁLISE ESPACIAL
9.4.2 Rede ViáriaA análise da aleatoriedade de incidência de queimadas em relação à rede viária foi baseada na distribuição dos pontos de queimadas referentes aos nove períodos que compõem a série histórica, sobre uma representação vetorial das estradas, composta por faixas de intervalo de distância dos eixos pavimentados (Tabela 12).
Tabela 12: Freqüências esperadas (F.E.) e observadas (F.O.) de queimadas entre os intervalos de distância dos eixos viários pavimentados (1995 – 2003).
F.E. 10km
F.O. 10km
F.E. 20km
F.O. 20km
F.E. 30km
F.O. 30km
F.E. 40km
F.O. 40km
F.E. 50km
F.O. 50km
F.E. >50km
F.O. >50km
Queimadas 1995
4408
5063
3819
4884
3365
4725
3035
4042
2692
3613
30519
25511
Queimadas 1996
1130
893
979
1079
863
1055
778
783
690
657
7826
7800
Queimadas 1997
1689
1456
1464
1745
1290
1678
1163
1408
1032
1311
11698
10738
Queimadas 1998
3185
2204
2760
2482
2432
2605
2194
2333
1945
1853
22055
23094
Queimadas 1999
3996
4266
3462
4348
3051
4558
2752
3923
2441
3267
27670
23011
Queimadas 2000
2264
1649
1962
1657
1729
1747
1559
1699
1383
1593
15677
16229
Queimadas 2001
2892
2166
2506
2320
2208
2349
1992
2533
1766
2405
20024
19615
Queimadas 2002
5034
2515
4362
2919
3844
3479
3467
3843
3074
3813
34856
38068
Queimadas 2003
4755
2314
4120
2966
3631
2983
3275
3604
2904
3483
32927
36262
Com base na tabela das freqüências esperadas e observadas, foi elaborada uma tabela de valores de X2 para cada série temporal (Tabela 13), na qual percebe-se, segundo os parâmetros estabelecidos em 5 graus de liberdade e soma dos qui quadrados inferior ou igual a 16,75, para um nível de significância de 0,5%, que a distribuição de freqüências de queimadas também não se comportou aleatoriamente.
Tabela 13: Valores do qui quadrado para as séries temporais dos eixos viários pavimentados.
X2 10km
X2 20km
X2 30km
X2 40km
X2 50km
X2 >50km
Soma X2
Queimadas 1995
97,46
297,11
549,30
333,74
315,27
821,77
2414,64
Queimadas 1996
49,79
10,16
42,73
0,03
1,60
0,09
104,40
Queimadas 1997
32,25
54,05
116,75
51,39
75,58
78,74
408,76
Queimadas 1998
302,27
27,95
12,30
8,85
4,38
48,94
404,69
Queimadas 1999
18,21
226,53
744,04
498,10
279,87
784,60
2551,34
Queimadas 2000
167,13
47,33
0,19
12,51
31,97
19,41
278,54
Queimadas 2001
182,24
13,75
8,99
147,13
231,07
8,37
591,55
Queimadas 2002
1260,52
477,12
34,60
40,80
177,46
295,90
2286,41
Queimadas 2003
1253,34
323,27
115,60
33,06
115,38
337,87
2178,52
Pela observação dos dados da tabela é possível notar que existem três picos, nos quais os desvios relacionados à amplitude dos desvios foram bastante superiores aos demais. Um primeiro pico está localizado no ano de 1995, o segundo em 1999 e o terceiro inicia-se em 2002 e permanece em 2003. Aparentemente, esses picos de desvio estão relacionados aos momentos de maiores taxas de avanço da fronteira agrícola e, portanto, estão relacionados aos processos de desmatamento e abertura de novas frentes para expansão da atividade pecuária.
As Figura 33, Figura 34,Figura 35,Figura 36 e Figura 37 ilustram a evolução da incidência de queimadas nas diferentes faixas de distância em relação aos eixos viários pavimentados. Essa seqüência dá uma boa idéia do avanço da fronteira, partindo das áreas mais próximas aos eixos viários pavimentados e seguindo em direção às terras mais distantes, provavelmente em função do esgotamento das primeiras.
Figura 33: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de até 10km de distância dos eixos pavimentados.
Figura 34: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 10 a 20km de distância dos eixos pavimentados.
Figura 35: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 20 a 30km de distância dos eixos pavimentados.
Figura 36: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 30 a 40km de distância dos eixos pavimentados.
Figura 37: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 40 a 50km de distância dos eixos pavimentados.
A comparação das freqüências mostra uma clara migração das queimadas, ao longo da série temporal, da faixa situada até dez quilômetros de distância para as faixas seguintes. A faixa que abrange até 10km de distância da estrada apresentou um comportamento, em relação à incidência de queimadas, que denota sua ocupação logo no princípio da série temporal avaliada. Foi a única com freqüência observada de queimadas significativamente superior àquela esperada em 1995.
Já no ano seguinte, 1996, sua freqüência observada ficou abaixo da linha da freqüência esperada, se posicionando gradativamente mais abaixo desta, com exceção do ano de 1999, onde todas as faixas de distância apresentaram freqüências observadas acima da esperada.
Esse padrão repetiu-se nas demais faixas de distâncias, apresentando sempre um atraso em relação à faixa anterior, para o momento em que a freqüência observada posicionou-se abaixo da freqüência esperada. No caso da faixa de 10 a 20km, o momento de inversão ocorreu em 1998; para a faixa de 20 a 30km, foi em 2002 e para as demais faixas, em todo o período considerado, as freqüências observadas não posicionaram-se estatisticamente abaixo das freqüências esperadas, embora a superação numérica das freqüências esperadas para essas faixas só fosse realmente bem definida após o ano de 1999.