Embrapa Monitoramento por Satélite


ANÁLISE ESPACIAL



9.4.2 Rede Viária

A análise da aleatoriedade de incidência de queimadas em relação à rede viária foi baseada na distribuição dos pontos de queimadas referentes aos nove períodos que compõem a série histórica, sobre uma representação vetorial das estradas, composta por faixas de intervalo de distância dos eixos pavimentados (Tabela 12).


Tabela 12: Freqüências esperadas (F.E.) e observadas (F.O.) de queimadas entre os intervalos de distância dos eixos viários pavimentados (1995 – 2003).

F.E. 10km

F.O. 10km

F.E. 20km

F.O. 20km

F.E. 30km

F.O. 30km

F.E. 40km

F.O. 40km

F.E. 50km

F.O. 50km

F.E. >50km

F.O. >50km

Queimadas 1995

4408

5063

3819

4884

3365

4725

3035

4042

2692

3613

30519

25511

Queimadas 1996

1130

893

979

1079

863

1055

778

783

690

657

7826

7800

Queimadas 1997

1689

1456

1464

1745

1290

1678

1163

1408

1032

1311

11698

10738

Queimadas 1998

3185

2204

2760

2482

2432

2605

2194

2333

1945

1853

22055

23094

Queimadas 1999

3996

4266

3462

4348

3051

4558

2752

3923

2441

3267

27670

23011

Queimadas 2000

2264

1649

1962

1657

1729

1747

1559

1699

1383

1593

15677

16229

Queimadas 2001

2892

2166

2506

2320

2208

2349

1992

2533

1766

2405

20024

19615

Queimadas 2002

5034

2515

4362

2919

3844

3479

3467

3843

3074

3813

34856

38068

Queimadas 2003

4755

2314

4120

2966

3631

2983

3275

3604

2904

3483

32927

36262


Com base na tabela das freqüências esperadas e observadas, foi elaborada uma tabela de valores de X2 para cada série temporal (Tabela 13), na qual percebe-se, segundo os parâmetros estabelecidos em 5 graus de liberdade e soma dos qui quadrados inferior ou igual a 16,75, para um nível de significância de 0,5%, que a distribuição de freqüências de queimadas também não se comportou aleatoriamente.


Tabela 13: Valores do qui quadrado para as séries temporais dos eixos viários pavimentados.

X2 10km

X2 20km

X2 30km

X2 40km

X2 50km

X2 >50km

Soma X2

Queimadas 1995

97,46

297,11

549,30

333,74

315,27

821,77

2414,64

Queimadas 1996

49,79

10,16

42,73

0,03

1,60

0,09

104,40

Queimadas 1997

32,25

54,05

116,75

51,39

75,58

78,74

408,76

Queimadas 1998

302,27

27,95

12,30

8,85

4,38

48,94

404,69

Queimadas 1999

18,21

226,53

744,04

498,10

279,87

784,60

2551,34

Queimadas 2000

167,13

47,33

0,19

12,51

31,97

19,41

278,54

Queimadas 2001

182,24

13,75

8,99

147,13

231,07

8,37

591,55

Queimadas 2002

1260,52

477,12

34,60

40,80

177,46

295,90

2286,41

Queimadas 2003

1253,34

323,27

115,60

33,06

115,38

337,87

2178,52

Pela observação dos dados da tabela é possível notar que existem três picos, nos quais os desvios relacionados à amplitude dos desvios foram bastante superiores aos demais. Um primeiro pico está localizado no ano de 1995, o segundo em 1999 e o terceiro inicia-se em 2002 e permanece em 2003. Aparentemente, esses picos de desvio estão relacionados aos momentos de maiores taxas de avanço da fronteira agrícola e, portanto, estão relacionados aos processos de desmatamento e abertura de novas frentes para expansão da atividade pecuária.

As Figura 33, Figura 34,Figura 35,Figura 36 e Figura 37 ilustram a evolução da incidência de queimadas nas diferentes faixas de distância em relação aos eixos viários pavimentados. Essa seqüência dá uma boa idéia do avanço da fronteira, partindo das áreas mais próximas aos eixos viários pavimentados e seguindo em direção às terras mais distantes, provavelmente em função do esgotamento das primeiras.



Figura 33: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de até 10km de distância dos eixos pavimentados.



Figura 34: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 10 a 20km de distância dos eixos pavimentados.



Figura 35: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 20 a 30km de distância dos eixos pavimentados.



Figura 36: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 30 a 40km de distância dos eixos pavimentados.



Figura 37: Distribuição dos pontos de queimadas na faixa de 40 a 50km de distância dos eixos pavimentados.


A comparação das freqüências mostra uma clara migração das queimadas, ao longo da série temporal, da faixa situada até dez quilômetros de distância para as faixas seguintes. A faixa que abrange até 10km de distância da estrada apresentou um comportamento, em relação à incidência de queimadas, que denota sua ocupação logo no princípio da série temporal avaliada. Foi a única com freqüência observada de queimadas significativamente superior àquela esperada em 1995.

Já no ano seguinte, 1996, sua freqüência observada ficou abaixo da linha da freqüência esperada, se posicionando gradativamente mais abaixo desta, com exceção do ano de 1999, onde todas as faixas de distância apresentaram freqüências observadas acima da esperada.

Esse padrão repetiu-se nas demais faixas de distâncias, apresentando sempre um atraso em relação à faixa anterior, para o momento em que a freqüência observada posicionou-se abaixo da freqüência esperada. No caso da faixa de 10 a 20km, o momento de inversão ocorreu em 1998; para a faixa de 20 a 30km, foi em 2002 e para as demais faixas, em todo o período considerado, as freqüências observadas não posicionaram-se estatisticamente abaixo das freqüências esperadas, embora a superação numérica das freqüências esperadas para essas faixas só fosse realmente bem definida após o ano de 1999.


back previous next